“quem nos fala das lendas de um povo”

By On Tuesday, August 16th, 2022 Categories : Tanya Jawab

“quem nos fala das lendas de um povo” – Hi Agan dan sista semua, Selamat datang di web TrendWisata ini. Siang ini, saya di portal trendwisata.com pengen membagikan pertanyaan dan jawaban yang oke banget yang menunjukkan pada anda mengenai “quem nos fala das lendas de um povo”. Langsung saja sobat cek di bawah ini:

Olá, Professoras e Professores Alfabetizadores!!! Como estão nossas práticas? Propomos que cada um dos professores elabora-se uma sequência didática Interdisciplinar para sua turma. Esse processo de elaboração envolve conhecer os meninos e meninas, pensar sobre as possibilidades de práticas e de integração de disciplinas. Estamos certos que este processo é dinâmico e envolve a participação de todos os envolvidos no processo educativo. Após a elaboração e aplicação da sequência didática interdisciplinar, faça um comentário sobre a aplicação desta atividade e suas percepções. Não esqueça de colocar: NOME, NOME DA ESCOLA, TURMA, TEMA/ASSUNTO/SABER ABORDADO, OBSERVAÇÕES e ORIENTADOR DE ESTUDO. Vamos lá, estamos ansiosos pelos seus comentários e por conhecer mais seu trabalho!!! Bom Trabalho!!!


Page 2

* The preview only show first 10 pages of manuals. Please download to view the full documents.

Loading preview… Please wait.

Download o Folclore Brasileiro Na Sala de Aula PDF for free.

About Us

We believe everything in the web must be free. So this website was created for free download documents from the web.

We are not related with any websites in any case.

Disclaimer

We are not liable for the documents. You are self-liable for your save offline.

This site utilizes cookies to guarantee you get the best experience on our site. You can learn how to disable cookie here.

Privacy Policy

We are committed to ensuring that your privacy is protected.

You can ask for link removal via contact us.

You’re Reading a Free Preview
Pages 7 to 16 are not shown in this preview.

You’re Reading a Free Preview
Pages 20 to 36 are not shown in this preview.

You’re Reading a Free Preview
Page 4 is not shown in this preview.

Sequência Didática Interdisciplinar SÉRIE: 3º Ano COMPONENTES CURRICULARES: Língua Portuguesa, História e Artes CONTEÚDOS: LÍNGUA PORTUGUESA: Oralidade, leitura e Escrita: Gênero Textual Parlendas, Trava-línguas, Advinhas, Cantigas de Roda. HISTÓRIA: O que é Folclore? ARTES: Brincadeiras Tradicionais. OBJETIVO GERAL: Reconhecer a importância cultural do folclore brasileiro. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Valorizar os textos folclóricos considerando-os como patrimônio que merece ser preservado; Utilizar a leitura e a escrita, explorando a riqueza dos textos do nosso folclore; Desenvolver o gosto pela leitura através das riquezas de nosso folclore; Exercitar a fantasia, a imaginação e o corpo através da leitura de histórias, músicas e brincadeiras; Desenvolver o gosto por algumas formas de expressão artística, tais como: a música, a dança, o desenho e a pintura. PERÍODO: 04 dias MATERIAIS NECESSÁRIOS: Projetos multimídia, notebook, caixa de som, xérox do questionário, livro de histórias do folclore brasileiro e lápis para colorir. DESENVOLVIMENTO: 1ª ETAPA: No primeiro dia o professor deve trabalhar com o tema: O que é folclore? Arrumar os alunos em círculo e fazer uma roda de conversa sobre o que é folclore? Logo após o professor apresenta a música Quem nos fala das lendas de um povo.

Quem nos fala das lendas de um povo? É o folclore, é o folclore. Quem nos fala das festas de um povo? É o folclore, é o folclore. Folclore, folclore, folclore é que faz o povo cantar. Folclore, folclore, folclore, é que faz o povo dançar. Quem nos fala dos provérbios de um povo? É o folclore, é o folclore. Quem nos fala das crenças de um povo? É o folclore, é o folclore. Folclore, folclore,… Quem nos fala dos mitos de um povo? É o folclore, é o folclore. Quem nos fala das adivinhas de um povo? É o folclore, é o folclore. OBS: A letra da música será escrita no quadro para que os alunos possam fazer a leitura cantada, copiar e ilustrar em seu caderno. 2ª ETAPA: O professor utiliza a visualização do vídeo sobre o folclore para a turma. Assistir o vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=eclpv-uc5sw Após a visualização do vídeo o professor solicita que os alunos façam o registro do que mais lhe chamou atenção (desenho livre, pintura, escrita de texto, etc.). Apresentação dos registros para a turma. 3ª ETAPA: No segundo dia o professor trabalha com o tema: Trava-línguas e parlendas. Relato sobre trava-línguas e amostra de vídeo com a música de Patati e Patatá travalínguas. Assistir o vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=qk6wnastcf8 O professor pode brincar com a turma de repetir trava-línguas e recompensar com brindes os alunos que conseguirem repetir corretamente. 4ª ETAPA: O professor realiza a leitura do livro O jogo da parlenda, de Heloisa Pietro, disponível em http://funflyship.com.br/mais/baixar-livro-o-jogo-da-parlenda. Como o livro traz diversas parlendas e trava-línguas intitulados em seu contexto, os alunos são convidados a participar de leitura colaborativa junto com o professor em diversos momentos da história, tornando assim a leitura mais prazerosa, atraente e divertida. O professor poderá também solicitar dos alunos pintura de parlendas e trava-línguas, utilizando partes da obra de Heloisa Pietro.

5ª ETAPA: Terceiro dia será trabalhado com o tema Lendas. Explanação sobre lendas do folclore brasileiro, logo após é feito o questionamento sobre o conhecimento de alguns personagens do nosso folclore; O professor organizará uma roda de história: com uso de histórias do Folclore brasileiro os alunos serão divididos em grupos, onde cada grupo receberá uma lenda diferente (em anexo), para que possam ler, interpretar e fazer o reconto da lenda apresentando-a para a turma. 6ª ETAPA: No quarto e último dia o tema será: Adivinhas, brincadeiras tradicionais e cantigas de roda (em anexo). O professor relata sobre adivinhas com a turma e promove o jogo do que é, o que é? (Premiando aquele que responder corretamente). O próximo passo é fazer um relato sobre alguns brinquedos e brincadeiras que existe já a muitas gerações (pião, peteca, ioiô, corda, boneca, entre outras). O professor fará para os alunos a leitura de versinhos sobre alguns tipos de brincadeiras e após a leitura pode pedir para que eles destaquem na atividade as suas brincadeiras favoritas. E, para finalizar a sequência didática, convidará os alunos a formar uma grande roda para cantar e dançar algumas cantigas de roda que eles conhecem: Caranguejo, Boi da cara preta, Terezinha de Jesus, Ciranda cirandinha… AVALIAÇÃO: Observar o envolvimento e a participação dos alunos nas atividades que serão propostas como também registrar as atividades desenvolvidas em fotografias. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: PARREIRA, Glaucia. Alfabetização Lúdica Folclore. Vol. 4. Ciranda Cultural. Sequencia adaptada da professora Luciene Daré Feriani Fonte das imagens em anexo: www.portaldoprofessor.mec.gov.br

ANEXOS:

Alguns Exemplos de Adivinhas – O que é que é surdo e mudo, mas conta tudo? Resposta: o livro – O que é o que é que sempre se quebra quando se fala? Resposta: o segredo – Ele é magro pra chuchu, tem dentes mas nunca come e mesmo sem ter dinheiro, dá comida a quem tem fome? Resposta: o garfo – O que é que passa a vida na janela e mesmo dentro de casa, está fora dela? Resposta: o botão – O que é o que é feito para andar e não anda? Resposta: a rua – O que é o que é que dá muitas voltas e não sai do lugar? Resposta: o relógio – Qual é a piada do fotógrafo? Resposta: ninguém sabe, pois ela ainda não foi revelada. – Você sabe em que dia a plantinha não pode entrar no hospital? Resposta: em dia de plantão. – O que é? O que é? Que tem mais de 10 cabeças mas não sabe pensar? Resposta: uma caixa de fósforos.

– O que é o que é que enche uma casa mas não enche uma mão? Resposta: um botão – Qual a única pedra que fica em cima da água? Resposta: a pedra de gelo. – O que é um monte de pontinhos coloridos no meio do mato? Resposta: formigas treinando para o carnaval! – O que é um pontinho verde brilhando na cama de um hospital? Resposta: uma ervilha dando à luz. – O que a esfera disse para o cubo? Resposta: deixa de ser quadrado. – O que é o que é que esta sempre no meio da rua e de pernas para o ar? Resposta: a letra U – O que é o que é que anda com os pés na cabeça? Resposta: o piolho – O que é que corre a casa inteira de depois vai dormir num canto? Resposta: a vassoura – O que é que quanto mais cresce, mais baixo fica? Resposta: o rabo do cavalo – O que é, o que é? Cai em pé e corre deitado? Resposta: a chuva

– O que é? O que é? Tem pernas, mas não anda. Tem braço, mas não abraça? Resposta: a cadeira – Qual é o céu que não possui estrelas? Resposta: o céu da boca. – O que é que está na ponta final do fim, no início do meio e no meio do começo? Resposta: A letra M – O que é, o que é? Fica cheio durante o dia e vazia a noite. Resposta: O sapato – O que é, o que é? Quebra quando se fala. Resposta: O segredo – O que é, o que é? Caminha sem pés, voa sem asas e pousa onde quiser. Resposta: O pensamento. – É um pássaro brasileiro e seu nome de trás para frente é igual. Resposta: arara. – O que é, o que é? Quando estamos em pé, ele está deitado. Mas quando estamos deitado, ele está em pé. Resposta: o pé. – O que é, o que é? Essa aqui não é bolinho. Adivinhe se puder: Quando mais quente ele está, mas fresco o danado é. Resposta: o pão. – O que é, o que é? Tenho cauda, mas não sou cão. Não tenho asas e sei voar. Se me largam, eu não subo. Saio ao vento para brincar. Reposta: a pipa.

“quem nos fala das lendas de um povo” | admin | 4.5